No inicio da década de 1990, dois renomados autores de ficção científica na época, William Gibson(Neuromancer e Monalisa Overdriver) e Bruce Sterling(Piratas de Dados), escreveram a quatro mãos o livro A Máquina Diferencial, obra que misturava personagens da ficção e históricos, fazendo uma pergunta interessante: E se o computador existisse na sociedade do século 19, em plena Revolução Industrial? Daí, no ano de 1991, nascia o gênero Steampunk, com A Máquina Diferencial sendo o primeiro romance deste novo estilo.

Steam é inglês é vapor, alusão ao combustível usado nas caldeiras para gerar energia as máquinas antes do óleo diesel, enquanto Punk remete ao estilo do it yourself(faça você mesmo), ou seja, criar algo do seu jeito.
Essas ideias foram aplicadas ao cenário da era vitoriana(1837-1901), além de pinçar ideias usadas por escritores como Júlio Verne, Mary Shelley e H.G.Wells.
Simplificando, Steampunk são obras tratadas no passado, porém, com a tecnologia sendo usada antes da história real, sendo associada também ao estilo Cyberpunk(no qual Gibson e Sterling também fazem parte), onde se tem alta tecnologia, porém, baixa qualidade de vida.

Logo em seus primeiros anos, o Steampunk saiu do gueto literário graças a moda, tornando-se uma espécie de sub-cultura, tendo ainda no inicio da década de 1990, um grupo de artistas nova-iorquinos, que tinha como figura central o estudante de moda Kit Stolen, começaram a criar roupas que eram inspiradas na era vitoriana, porém, apresentando falsos acessórios tecnológicos, como descritos nos romances vitorianos.
Isso causou impacto tanto no público quanto nos fotógrafos de moda, caindo na internet e a popularização deste gênero, ora como estilo, ora como cosplayer, tendo interessante principalmente ás mulheres.
Os fãs tinham a liberdade de descobrir o vestuário vitoriano e recriá-los com adornos produzidos pelos próprios fãs como falsos equipamentos científicos, joias e adereços robóticos.

O estilo Steampunk já foi apresentado em outras mídias que não são os livros. Veja alguns deles:
Filmes:
As Loucas Aventuras de James West(1999)
Van Helsing(2004)
A Bússola de Ouro(2007)

Animações:
Atlantis O Reino Perdido(2001)
O Planeta do Tesouro(2002)
Steamboy(2004)
Quadrinhos:
Sebastian 0(Vertigo 1993)
A Liga Extraordinária(ABC, 1999)
Aetheric Mechanics(Avatar Press, 2008)
Girl Genius(girlgeniusonline.com)

Games:
Steambot Chronicles(2005)
Guns Of Icarus Online(2012)
Bioshock Infinite(2013)
The Order: 1886(2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário