terça-feira, 21 de agosto de 2018

Resenha: Cangaço Overdrive é uma HQ inovadora, porém, o final não convence!!!

Lançamento é da Editora Draco!!!

Resultado de imagem para cangaço overdrive

Cangaço Overdrive é uma HQ brasileira que mostra um nordeste Cyberpunk, numa mistura de Blade Runner com Demolidor(não o Homem Sem Medo e sim referência ao filme de 1993, que tem Syvlester Stallone e Wesley Snipes), mas que consegue ter cara própria, sem sofrer o esterótipo de cópia.

Sem mais delongas, o Ceará, local que se passa a história, onde enfrenta uma seca histórica e neste cenário, o governo esqueceu de sua terra e o estado passou a ser controlado pelos conglomerados empresariais, no qual uma comunidade auto-ingerida luta contra um sistema policial orquestrado por uma grande corporação.

Após escapar, esses fugitivos ficaram num armazém e perceberam que uma máquina dentro do alojamento ainda estava funcionando e lá descobrem um corpo em hibernação de um cangaceiro. De lá, a história volta 100 anos no tempo e mostra a história deste cangaceiro, que era caçado por um coronel(que também foi parar neste futuro) e o motivo dos dois terem parado no futuro é devido a um último confronto, mas não contarei como isso aconteceu, pois quero que vocês leiam.

A narrativa é ágil, com bons diálogos. Há gírias nordestinas, porém, não fica forçadas e condiz com a região, ainda mais pelo fato dos autores serem do Ceará. O posicionamento dos quadros é bom e não atrapalha a leitura. Os desenhos parecem ter sido feitos no computador e acho que aí pecou um pouco, pois como a história é como se fosse um cordel, acredito que dava para ter feito a mão, assim como a coloração, que também fiquei com a impressão de ter sido feita no computador.

Os personagens são bons, com o roteirista sabendo desenvolveu os dois protagonistas da história, o cangaceiro e o coronel, assim como os suportes, que conseguem introduzir bem a história.

Só o final que eu achei meio rápido e sem emoção e dava para ter feito mais. O roteirista tenta usar as comunicações sociais para mostrar a luta final dos dois protagonistas, meio que repetindo a HQ do Batman O Cavaleiro das Trevas(1986), intercalando com os dois se pegando.

Tem esse errinho, mas a HQ vale a pena e na edição, a Draco mais uma vez mostrou competência.


Nota da HQ: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário