quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Os Gêneros de Mangá parte 1!!!

Conheça um pouco sobre os gêneros dos quadrinhos japoneses!!!

Imagem relacionada


Os mangás tem vários estilos de histórias e gêneros e hoje, como a primeira parte disso, vamos ver quais são alguns gêneros de mangás.


Shonen
Resultado de imagem para one piece

O estilo Shonen é de longe o mais popular gênero de mangá no mundo, com 80% das obras sendo publicadas através deste gênero, onde é dedicada a um público de idade escolar entre 10 e 18 anos.

Este estilo é marcado por personagens jovens que acabam passando por incríveis aventuras, apesar de um outro mangá shonen ter temas românticos, além de possuir tons de comédia, com a grande maioria dos mangás e os mais populares serem chamados de Battle Shonen, que traduzindo, são os mangás de porradaria.

Os temas recorrentes deste gênero envolvem fantasia, ficção científica e esportes, com o foco destas histórias sendo de esforçar na busca de alcançar um sonho, amizade e vitória. Inclusive, a equipe de criação da revista Weekly Shonen Jump acabou fazendo uma pesquisa de público antes de começar a aceitar histórias para a revista com adolescentes em idade escolar, perguntando quais eram as três coisas mais importantes para eles, com as respostas sendo essas que são temas das grande maiorias dos mangás em estilo Shonen: amizade, esforço e superar desafios.

Alguns mangás neste estilo são: Saint Seya(Cavaleiros do Zodíaco), Dragon Ball, Fairy Tail, Naruto, One Piece, Bleach, Hunter x Hunter, Boku No Hero Academia e Shingeki No Kyojin(Attack On Tittan).


Shoujo
Resultado de imagem para sailor moon

O estilo Shoujo é uma versão contrária ao Shonen, apesar de remeter a faixa etária do outro, porém, o que o diferencia são pelo fato de ser destinado ao sexo feminino. Não faz tanto sucesso quanto ao Shonen, porém, está no topo de lista de mangás mais vendidos mundo afora.

Em suma, os temas abordados em histórias com este estilo são romances escolares, com as temas sendo tramadas em sentimentos adolescentes, inseguranças familiares e dramas familiares, sendo caracterizadas como romances melosos ou comédias românticas, tendo garotos doces, gentis e lindos, com desenhos estilizados por personagens totalmente magros e altos, além de cabelos finos, sendo desenhados fio a fio. As páginas normalmente não contém muitos cenários ou quadros, sendo retículas de efeitos responsáveis pela maior parte dos fundos das páginas dos Shoujo.

Há suas exceções á regra dos romances melosos dos Shoujo, porém a linha que separa essas exceções dos Shonen são quase invisíveis.

Alguns mangás neste estilo são: Sakura Card Captors, Sailor Moon, Boys Over Flowers, Vampire Hunter, Pretty Cure e Candy Candy.


Seinen
Resultado de imagem para berserk

O estilo Seinen é uma versão adulta dos Shonen, com tramas mais orquestradas, desenhos realistas e com um toque mais sombrio, se assemelhando muito com os comics estadunidenses. O Seinen é destinado para o público masculino e adulto.

Não tendo restrições aos outros estilos, o Seinen contém cenas de muito mais sangues, palavras de baixo calão e cenas de teor sexual, muitas vezes explícitas.

Inclusive, cenas de sexo e decapitações não são raridades neste estilo de mangá, com a aventura e a fantasia também estão presentes, porém, voltado para mais um tom sombrio e sério, inclusive, com a comédia tendo piadas mais maduras.

Alguns mangás deste estilo são: Akira, Berserk, Claymore, Battle Royale, Ghost in the Shell, Hellsing, Battle Angel Alita, Blade e Zetman.


Josei
Resultado de imagem para papa to kiss in the dark

O estilo Josei é a evolução do Shoujo, porém, voltado para mulheres adultas, que trabalham e cuidam dos seus filhos e maridos, caso os tenham

O tema das histórias continua o mesmo dos Shoujo, porém, agora muito menos romantizados, amores a primeira vista e garotos bonitinhos e inocentes do colégio não sustentam a trama de mangás Josei, sendo substituíveis por homens elegantes e sexualmente ativos, tendendo a ter roteiros muito mais sérios assim como no Seinen. O estilo tem liberdade para conter a violência, apesar de não ser muito abordado no gênero, contendo muito mais contexto sexual do que violento.

As histórias tendem a abordar temas cotidianos na vida das mulheres japonesas, apesar de algumas também abordarem temas fantásticos.

Alguns mangás deste estilo são: Pet Shop Horrors, Papa to Kiss in the Dark, Honey and Clover, Gokusen, Nodame Contabile, Paradise Kiss e Michiko e Hatchin.


Em breve, teremos a parte 2. Não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário