Editora não irá mais publicar conteúdos relacionados a Tolkien!!!
Após quase 20 anos lançando títulos de Senhor dos Anéis, a editora Martins Fontes não irá publicar mais nada relacionado ao universo Tolkien, com essa função sendo agora feita pela Harper Collins Brasil.
A Harper Collins Brasil limitava o seu catálogo a livros de histórias, mas agora, será o grande foco dos fãs de Tolkien, que é muito grande no país e informações de canais de Youtube que falam sobre Tolkien afirmam que o proprietário da editora conhece e é fã das obras do escritor.
O motivo se dá também pelo fato da Martins Fontes não conseguiu entrar em um acordo para lançar em português o livro de Beren e Luthien, tanto que eles planejaram relançar em capa dura os três livros de Senhor dos Anéis, com planejamento para 2020, visando a série da Amazon sobre o universo da Terra Média, o que desagradou os fãs, que queriam a impressão de Beren e Luthien, além da tradução dos 12 volumes do The History of Middle Earth.
E a Harper Collins já entra com os dois pés na frente, pois vai lançar, em Novembro deste ano, a edição brasileira de Beren e Luthien, com tradução do especialista em Tolkien, Ronald Kyrmse . Ou seja, o conteúdo está em excelentes mãos.
Isso é pouco. O fã que prepare o coração, pois eles vão lançar também a tradução dos 12 volumes do The History of Middle Earth, anunciando logo de cara. Ainda não há data de previsão, porém, o sonho existe.
A Martins Fontes, pelo que parece, bobeou nas negociações, pois nos dois livros que desejava lançar, as negociações sempre estavam complicadas e do nada a Harper Collins consegue os direitos do livro. Do nada não foi, provavelmente, pois deveriam ter negociações anteriores, porém, é notório que a Martins Fontes nas últimas edições, não conseguiu satisfazer ao extremo o anseio dos fãs. Não que não tenha lançado livros de qualidade, mas a demora pelo direito de alguns livros fez com que a HarperCollins aproveitasse a oportunidade e abraçasse o projeto.
A decisão foi boa. Martins Fontes teve papel fundamental na divulgação das obras de Tolkien no Brasil, se não fosse ela, não teríamos fãs do autor no Brasil como temos hoje, então, muito obrigado Martins Fontes.
Mas no decorrer do ano, há o degaste e é sempre bom que certas coisas mudem. Espero muito da Harpen Collins, porém, do que foi falado, veremos anos de ouro!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário