terça-feira, 21 de novembro de 2017

Resenha: O Poder da Espada!!!

Esse é o primeiro livro da trilogia A Primeira Lei!!!

Resultado de imagem para o poder da espada livro

Joe Abercrombie é um dos escritores de destaque desta nova geração, pois o inglês sabe contar uma boa história.

O livro começa com Logen Nove Dedos, um dos protagonistas da história, sendo um guerreiro, que é emboscado por um bando de criaturas chamadas Shankas e que acaba caindo do penhasco, porém, descobre que é um sobrevivente, podendo continuar com seu caminho e pensando que seus amigos haviam sido mortos pelas criaturas, parte ao sul, chegando a uma cidade que fica na União, sendo um bastião de modernidade, tendo conquistas científicas e arquitetônicas, além de ser uma terra civilizada. É uma terra cheia de burocracia, corrupção, desigualdade e disputa de poder, não lembrando o que foi outrora, tendo atualmente um rei demente, com seu filho mais velho não sendo útil para nada, com a cidade sendo governada pelo Conselho Interno, que lutam apenas pelo poder, com apenas o Chanceler Feekt mantendo todos do conselho unido, porém está velho, podendo morrer e essa união pode ruir.

Outro protagonista da história é Jezal, nobre de nascença, bonito, galante, orgulhoso e desleixado, sendo membro do exército, mas que na história, luta no campeonato da cidade, visando ganhar diante da presença do rei, tendo uma posição favorável no governo e continuar tendo uma vida boa.

Já Glokta é um inquisidor, uma espécie de polícia da cidade, sendo a sombra do que foi antes, já tendo vencido há doze anos o campeonato, porém, fora capturado e torturado durante as guerras contra Gurkhul, ficando deformado, coxo e amargo, porém, é bom em extrair informações, por isso que trabalha na Inquisição.

A trama do livro faz com que esses personagens, com histórias diferentes, tendo suas histórias colididas para algo maior.

A narrativa do livro não aborda o mundo da história e foca nos personagens, com os personagens sendo o motivo da história avançar. Abercombrie cria bons diálogos, ágeis e eficazes, que avançam a história, com os personagens tendo carismas.

Ele consegue ambientar bem o seu mundo, mesmo não focando no propósito da história inicial, devendo mostrar mais nas suas histórias seguintes e isso não é um erro, só um outro jeito de contar uma história.

Não há muito o que falar do primeiro livro, só ressaltar alguns pontos importantes. Mas vale a pena ler e ler algo novo e diferente!!!

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, a chamada Primeira Lei. O segundo livro é Antes da Forca e o terceiro se chama O Duelo de Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário