domingo, 31 de dezembro de 2017

O que fizeram com Star Wars Os Últimos Jedis?(sem spoilers)

Filme é marcado por inconsistências no roteiro!!!

Resultado de imagem para star wars os últimos jedi


Demorei um pouco para fazer a análise do filme, pois optei por rever mais algumas vezes no cinema, para ter certeza do que irei falar e finalmente, este momento chegou e só pode dizer que o filme é muito ruim e que falha em muitas questões, principalmente no roteiro.

O roteiro tem muitos furos de roteiro e inconsistências, com diálogos terríveis e com missões que não dá para acreditar que foram boladas, principalmente em relação ao segundo ato do longa, que dá uma das cenas mais vergonhosas de todos os tempos. Até mesmo Crepúsculo consegue fazer cenas melhores que essa mostradas no longa de Star Wars.

Todo o roteiro do longa foi mal feito e me parece que Rian Johnson, diretor que também escreveu o filme, não teve o cuidado necessário para contar uma boa história. O longa tem algumas ideias interessantes, porém, com a história não sendo bem contada, essas ideias tem a possibilidade de serem ridicularizadas. Além disso, muitas coisas que não foram explicadas no Episódio 7, continuam sem explicação. Vi gente falando, isso não importa, vocês são mal - acostumados, quer tudo na mão, mas se não tiver isso, você não entende qual é o propósito desta nova história. Sei que como há uma diferença de 30 anos entre o Retorno de Jedi e Despertar da Força e não dá para falar tudo nos filmes, porém, o básico tem que falar, para você entender o que aconteceu nestes últimos tempos e não ficar aberto, como o que está acontecendo nesta nova trilogia, que parece igual a série Transformes, onde nada se explicar, o importante é vender e será que Star Wars está indo para este caminho.

Sobre os personagens, Rey(Daisy Ridley) e Kylo Ren(Adam Driver), não tem uma evolução na história, onde continuam o mesmo do que quando apresentados em O Despertar da Força(2015), com a Rey tendo uma jornada sem emoção e Kylo Ren continua criança e sem lutar bem. Além disso, os dois tem uma relação vergonhosa e que alguns momentos, é igual a relação entre Luke e Darth Vader no Episódio VI(1983).

O único que tem uma evolução foi Poe Dameron(Oscar Isaac), que teve mais tempo de tela do que no último longa e mostrou sinais de liderança e tomara que no Episódio IX, ele tenha mais isso e substitua a Leia na cadeia de comando, já que é um personagem que tem carisma. Já seu androide, BB-8, teve muitas cenas exageradas e meu carisma com o robô está terminado, já que no Despertar da Força, ele também tem certas cenas que gostei, mas ainda sim, tinha outras que achava ele bonitinho, porém, neste longa, BB-8 não me fez querer ter ele na minha casa.

O Finn(John Boyega), que no filme anterior, tinha um background interessante como Stormtrooper da Primeira Ordem, neste longa, virou alívio cômico(assim como aconteceu com Drax em Guardiões da Galáxia Vol.2) e tem uma nova parceira, chamada Rose(Kelly Marie Tran), que não tem carisma, é sem sal, nunca muda a sua expressão e que não acrescentou nada para a história.

Outros personagens novos como a Almirante Holdo(Laura Dern), teve uma história bem confusa, principalmente quando se relacionava com Poe Dameron e com a Resistência e o DJ(Benicio Del Toro), personagem que é encontrado por Finn e Rose em Canto Bight(um planeta legal, que tem um design interessante) e que tinha ideias boas, porém, a atuação de Del Toro é de dar vergonha e parecia que o ator estava sob efeito de drogas. Já sobre a Capitão Phasma(Gwendoline Christie) e Maz Kanata(Lupita Nyongo), é melhor nem comentar, pois mais uma vez, serviram para nada.

Snoke aparece um pouco mais neste longa e teve um conceito interessante, porém, mais para o final, tem um desfecho ridículo e não soubemos quem é ele. Muita gente defendeu a ideia de as pessoas não souberem quem é ele, pois é legal manter o mistério. Não, meus amigos, isso não é legal, pois você não entende quem é esse personagem e isso faz com que ele se torne peso morto, onde acaba não construindo o seu personagem. Não estou falando que tem contar a origem dele, mas pelo menos, deveria ter entregado o básico, como por exemplo, ele é líder da Primeira Ordem e dos Cavaleiros de Ren, qual é o seu interesse em pegar o Luke, como ele seduziu o Kylo Ren para o lado sombrio. Essas são perguntas que deveriam ter tido respostas no longa, assim como quem são os Cavaleiros de Ren e até agora, nada disso foi respondido.

Agora, para os personagens antigos. Chewbacca e R2-D2 são completamente esquecidos na trama, no qual achei uma falta de respeito com a saga. Sei que é hora de ter uma nova geração, mas é preciso também ter respeito com o antigo, algo que J.J.Abrams soube fazer em O Despertar da Força e que Rian Johnson perdeu a mão em Os Últimos Jedis. Leia tem uma participação um pouco maior do que no último longa, porém, apresenta cenas vergonhosas que descaracteriza um pouco o seu personagem. Mas o pior foi Luke, onde o diretor não entendeu o seu personagem e o fez ele se tornar um covarde e um babaca, algo que ele não era nos filmes da trilogia clássica. Já vi alguns falarem que Luke sempre foi um covarde e quem disse não entende Star Wars como deveria entender.

Outra coisa que pegou muito mal no longa foram as piadas, com elas sendo totalmente fora de tom, principalmente em relação ao General Hux, um personagem bem interessante no longa anterior e que devido a isso, fez seu personagem virar alivio cômico. Uma decisão completamente errada.

As piadas lembraram muito os filmes da Marvel e é assim, o estilo Marvel só funciona nos filmes dela e não dá para repetir essa fórmula nos demais outros longas e Star Wars provou disso.

As edições de cena foram terríveis, com nenhuma cena compreendendo a outra, a fotografia não estava em um bom dia e uma das últimas coisas que salvam o filme foram os efeitos especiais e as atuações dos atores, onde a maioria estava bem, mas o problema foram os seus personagens, que não tiveram o desenvolvimento esperado e o figurino também foi muito bem feito.

A trilha sonora feita por John Williams foi muito simples e pouco impactante, assim como as batalhas que teve no filme.

O futuro de Star Wars é preocupante, ainda mais por que Rian Johnson já foi confirmado pela Disney que irá comandar a próxima trilogia de Star Wars, apesar de que não sabermos do que se trata. E aí, a pergunta seguinte é: Disney, o que você quer realmente com Star Wars? Essa confirmação veio antes do filme sair, pois a Lucasfilm tinha gostado do longa e conseguiu que Rian Johnson ficasse por mais tempo comandando o universo Star Wars, mas como isso é possível, já que ele não soube contar uma história e desrespeitou alguns personagens clássicos da história?

Aí que não dá para entender, pois os diretores do filme do Han Solo, que sai ano que vem, que eram Phil Lord e Christopher Miller, foram demitidos do longa por não fazerem um filme de Star Wars e não entenderem o personagem do Han Solon e até mesmo Gareth Edwards, que dirigiu Rogue One(2016), que teve algumas partes do seu longa refilmados, pois muitas de suas ideias não combinavam com Star Wars e permitiram que Rian Johnson desvirtua-se e muito a franquia, mostra que a Disney não sabe o que está fazendo.

J.J.Abrams e Lawrence Kasdan deixaram a faca e o queijo na mão para Johnson dar seguimento á história, bagunçou e muito a história e estragou aquilo que os dois tinham feito. Cabe a J.J.Abrams consertar isso no Episódio IX, mas a questão é se ele irá conseguir fazer isso.


Nota do filme: 3.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário