domingo, 11 de março de 2018

Resenha: A Espada de Shannara!!!

Primeiro livro da trilogia Shannara!!!

Espada_de_Shannara_frente-712x1024


A Espada de Shannara é o primeiro livro da trilogia Shannara, escrito por Terry Brooks, que criou este mundo incrível. O livro foi lançado no ano de 1977. O então advogado fez esse livro num período de 8 anos.

Dando uma breve sinopse, o livro acompanha a jornada de Shea Ohmsford, um meio elfo e residente de Shady Vale, que busca a lendária de Shannara, onde somente alguém da linhagem de Shannara pode erguer a espada, com Shea sendo o último desta linhagem, na luta contra Lorde Warlock, o grande feiticeiro do mal, sendo o meio elfo o último elo de esperança para o povo de todas as raças, já que Warlock pretende destruir o mundo.

Um portador da caveira e servo de Warlock vai até a vila que Shea morre e ele acaba fugindo, com o Portador da Caveira ao seu alcance, além de buscar a tal espada mística.

O livro não foca somente em Shea, como também no príncipe Balinor, que busca tirar o seu insano irmão Pallanon do trono de Callahorn, já que a sua capital Tyrsis está sendo almejada pelo feiticeiro Warlock.

O mundo não é o clássico de fantasia medieval. Tem elfos, anões, gnomos, humanos, halflings, porém, isso se deu ao fato após a humanidade sofrer um ataque nuclear que possibilitou a criação destas raças, ou seja, no mundo real.

Brooks soube desenvolver bem os personagens, com a narrativa sendo boa, apesar de, quando explica o seu mundo, ele foca isso em apenas um momento, quando o druida Allanon, o sábio do livro, conta a história do mundo a Shea. Algumas partes eram importantes, mas outras partes, dava para Brooks ter desenvolvido em outros momentos, pois isso acaba ficando maçante para o leitor, fazendo ser um leitura chata, possibilitando que as pessoas desistam do livro.

Muitos críticos literários criticam o livro por ser uma cópia de Senhor dos Anéis. O livro lembra Senhor dos Anéis, mas Brooks consegue diferenciar e consegue ser autoral.

Para quem quer ler livros de fantasia e não ficar nos clássicos Senhor dos Anéis e Crônicas de Gelo e Fogo, A Espada de Shannara é o escape para isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário