domingo, 4 de março de 2018

Resenha Jogos Vorazes!!!

Resenha do primeiro livro da trilogia!!!

Resultado de imagem para jogos vorazes livro


Jogos Vorazes foi um livro escrito por Suzanne Collins, sendo lançado em 14 de Setembro de 2008, com o livro chegando no Brasil em 29 de Maio de 2010, pela editora Rocco. O material é destinado para jovens e adultos.

Suzanne Collins, que trabalhava na Nickelodeon antes de lançar o livro, teve a ideia para a obra após ela assistiu canais de televisão, com uma ela assistindo um Reality Show e o outro vendo a Guerra do Iraque, com as duas coisas se misturando na cabeça dela e a partir disso, veio a ideia de fazer Jogos Vorazes. O mito grego da história de Teseu também serviu como base, com a protagonista da história, Katniss Everdeen, sendo uma espécie de Teseu futurista, além do fato de Suzanne ter perdido o pai durante o seu serviço na guerra do Vietnã, acabou também contribuiu para o desenvolvimento do livro, já que o perdeu quando tinha cinco anos de idade.

Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos, que vive num país distópico chamado Panem, localizado aonde era a América do Norte. O país é denominado por uma metrópole altamente tecnológica chamada Capital, no qual realiza anualmente os Jogos Vorazes, que tem o intuito de sempre lembrar da revolta que aconteceu anos atrás, sendo um lembrete de poder da Capital.

Neste jogos, um garoto e uma garota que tem entre 12 e 18 anos, de cada um dos doze distritos do país, são selecionados através de um sorteio chamado "Colheita" para participar de uma batalha televisionada numa arena em que todos os tributos, como são chamados, lutam um contra o outro até a morte.

Katniss mora no distrito 12, com sua mãe e irmã, quatro anos mais nova, com o distrito se localizando em uma região rica em carvão, onde no passado, abrigava a cordilheira Apalaches, com ela perdendo o pai numa explosão da mina, quando ela tinha 11 anos e a partir deste momento, sustentou sozinha a sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com o seu melhor amigo Gale.

No dia da colheita, sua irmão Prim Everdeen é selecionada para participar dos Jogos Vorazes, porém, ela se oferece para ir no seu lugar. O outro tributo que vai no seu lugar é Peeta Mallark, o filho do padeiro e que tem a mesma idade de Katniss.

Collins consegue desenvolver muito bem Katniss, mostrando que ela é uma garota dura, ao mesmo tempo, tem fraquezas, além de Peeta, que fazem uma boa dupla.

Como o livro é em primeira pessoa, a trama não desenvolve bem alguns outros personagens, como os personagens dos outros distritos, mas consegue desenvolver bem também Haymitch Abernathy, o mentor dos dois, que é um bêbado declarado e tomara que nos próximos livros ele aparece mais.

O mundo de Jogos Vorazes é contado, mas o foco da narrativa e na jornada de Katniss e nos Jogos Vorazes, tanto que não vemos muito sobre os lugares da Capital, com o Presidente Snow também aparecendo pouco.

Jogos Vorazes não é uma obra infanto juvenil, como Harry Potter, abordando aspectos mais sérios, mas inicia bem esse gênero, fazendo aquilo que Crepúsculo, que é também para jovens e adultos, não conseguiu fazer, de trazer uma história séria e que traz discussões.

Muitas pessoas falam, ainda mais aqueles que acompanham a cultura japonesa, que a obra foi inspirada pelo livro Battle Royale(1999) de Koushun Takami, que também envolve jovens tendo que matar uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário