Mais conhecido como rei louco!!!
Aerys Targaryen foi o décimo sétimo e último membro da casa Targaryen a se sentar no Trono de Ferro, sendo rei dos sete reinos, tendo reinado entre 262 d.c até 283 d.c, num total de 23 anos.
O começo de seu reinado havia sido promissor, lançado a paz aos setes reinos. Contudo, o rei passou a ficar insano após o Desafio do Valdocaso, no qual ficou cativo por um nobre rebelde por vários meses, com sua paranoia crescendo ainda vez mais depois disso. Acabou sendo morto durante a Guerra do Usurpador, que destronou sua família do trono de ferro, começando assim uma nova dinastia, com a casa Baratheon assumindo o controle do reino.
Em sua juventude, Aerys era charmoso, generoso, amável e decidido, apesar que também poderia ser bastante irritado facilmente. Quando se tornou mais velho, ficou ainda mais ciumento, desconfiado e cruel, sendo sucessível a raiva e crises fulminantes de fúria, vendo sinais de rebeldia e conspirações por todos os lados e passou a aplicar punições sádicas a todos os seus inimigos, além de desenvolver uma fascinação por fogo, que o excitava sexualmente, onde, quando entregava seu inimigo as chamas, fazia um leito da rainha, sua esposa, a abusando, sendo um dos motivos para o casamento infeliz que ambos tiveram ao longo dos anos.
Perto do fim de sua vida, Aerys tinha aparência de velho, mesmo estando na casa dos 40 anos. Comia pouco, já que achava que seria envenenado, se cortava nas farpas do trono de ferro e isso fez com que tivesse fobia de lâminas, proibindo qualquer um que portasse uma lâmina estivesse diante de sua presença, com exceção dos membros de sua guarda real(dentre eles o jovem Jaime Lannister). Não cortava seus cabelos e deixou as unhas de sua mão cresceram de forma medonha(como vocês podem ver na imagem acima, que abre o post), sua barba se perdurava em tranças selvagens e usava a a elaborada coroa de Aegon, o Indigno.
Aerys era filho do príncipe Jaehaerys, o segundo filho do rei Aegon, O Improvável.
Imagem de Jaehaerys II Targaryen, pai de Aerys Targaryen, que foi rei dos Setes Reinos por apenas três anos, sendo sucedido por seu filho Aerys.
Ainda adolescente, Aerys foi obrigado a se casar com a sua irmã Rhaella, seguindo a tradição Targaryen. Essa união foi aprovada por Aegon V, que ouvia de uma profecia que dizia que o Príncipe Que Foi Prometido nasceria da linhagem deles. De acordo com Barristan Selmy, que estava no casamento, havia um ar de tristeza e raiva no matrimônio dos dois irmãos.
Aerys e Rhaella, um casamento infeliz.
Em 259 d.c, Rhaella deu a luz ao primeiro filho e herdeiro do trono Targaryen, Rhaegar, nascendo com "sangue e pesar" durante a tragédia de Solarestival, incêndio que matou Aegon V, o príncipe Duncan e outros. Depois deste incidente, Jaeherys, pai de Aerys, se tornou rei, mas só exerceu por somente três anos, deixando o trono para Aerys, que se tornou Aerys II. Os dois tiveram mais dois filhos, Vyserys e Daenerys(sim, a mãe dos dragões) e que foi a causadora da morte de sua mãe, que morreu no parto, sendo nos últimos anos de reino de Aerys II.
A mão do rei era então Twyin Lannister e no ano de 276 d.c, organizou um torneio para honrar o rei, onde pretendia unir a casa Lannister com a casa Targaryen, através da união entre Rhaegar e Cersei Lannister. Porém, Aerys temia a ambição de Twin e negou o casamento, afirmando que seu filho não casaria com a filha de seu servo, fazendo Twyin nunca esquecer daquele insulto.
Rei Aerys e Twyin Lannister.
Após anos com o governo demente de Aerys, as casas Stark, Arryn, Baretheon e Tully se uniram para tirar Aerys do reino, sob a liderança de Robert Baratheon, neto de Rhaelle Targaryen, tia do rei.
Aerys foi morto pelo comandante da guarda real, Jaime Lannister, já que o rei louco pediu que Jaime matasse seu pai, já que acreditava que Twyn queria ser rei, além de saber que o rei pretendia incendiar a cidade. Jaime impediu isso, matando o seu próprio rei.
Jaime Lannister perto do corpo morto de Aerys II. Por Michael Komarck.
Com a vitória de Robert Baratheon(que matou Rhaegar Targaryen, herdeiro de Aerys), a casa Targaryen não estavam mais vinculados ao Trono de Ferro, com Vyserys e Daernerys sendo exilados. A Dinastia Targaryen de 300 anos reinando os Setes Reinos havia acabado.
Robert Baratheon foi nomeado rei e se casou com Cersei Lannister, tendo três filhos com ela, Joffrey, Tommen e Mycella Baratheon.
Atualmente, Daernerys, mãe dos dragões, planeja atacar Westeros e reivindicar o trono que lhe foi tirado, já que é a última Targaryen viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário