Conheça um pouco sobre o movimento que movimentou a Europa nos séculos XV e XVI!!!
O blog hoje irá iniciar uma nova sessão, que se chama Sessão História, que falará de eventos que aconteceu no mundo ao longo dos séculos e o tema hoje escolhido é o Renascimento Cultural, que durou entre os séculos XV e XVI.
Digno de nota, o Renascimento já foi explorado no mundo nerd, já que foi o principal ambiente do jogo Assassin's Creed II(e suas expansões).
O Renascimento Cultural ocorreu após a Era Medieval, que para muitos era considerado uma época sombria e o Renascimento foi justamente para dar um upgrade no clima europeu.
O Renascimento se deu das conquistas marítimas e contratos mercantis com a Ásia, ampliando o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV e o comércio com oriente cresceu, fez com que os europeus fizessem riquezas e acumulassem fortunas, investindo em produções artísticas de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Isso fez com que os governantes dessem proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época, com essa ajuda ficando conhecida como Mecenato, que tinha como objetivo fazer esses mecenas(governantes e burgueses) se tornassem mais populares nas regiões onde eles atuavam. Outra curiosidade era que nesta época, as famílias nobres encomendavam pinturas e retratos junto aos artistas.
A obra Davi, feito por Michelangelo, um dos pintores que participaram da Renascença.
Foi na Península Itálica que esse comércio se desenvolveu mais, dando origem a uma grande quantidade de locais de produções artísticas, como por exemplo Veneza, Gênova e Florença. Com isso, a Itália passou a ser conhecida como berço do renascentismo.
As principais características do Renascimento era a valorização da cultura greco-romana, já que os gregos e os romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais, onde as qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser inteligência, o conhecimento e o dom artístico.
Outro fator importante do Renascimento era o fato do homem passar a ser o principal personagem(antropocentrismo) e não deus, diferente do que acontecia na Idade Média, onde a vida do homem deveria ser centrada em Deus(teocentrismo).
A razão e a natureza passaram a serem também bastante valorizadas, principalmente os cientistas, que passaram a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e do universo. Destaques para Nicolau Copérnico e Galileu Galilei.
Copérnico defendia a tese do Heliocentrismo, onde o sol estava no centro do sistema solar, além de estudar os movimentos das estrelas.
Imagem de Nicolau Copérnico.
Já Galileu desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste, além de defender a ideia de que a terra girava em torno do sol, fazendo com que o cientista fosse perseguido pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava a ideia como uma forma de heresia. Anos depois, Galileu teve que desmentir suas teorias para não ser queimado na fogueira.
Galileu Galilei
Durante o século XIV e XV, as cidades italianas de Gênova, Florença e Veneza passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio.
A Itália não foi somente o berço do renascimento, tendo lugares como Holanda, Inglaterra, Espanha e França também recebendo esse fenômeno cultural.
Os principais nomes do Renascimento foram Leonardo Da Vinci, Micheangelo, Rafael Sanzio, Jan Van Eyck, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, François Rabelais, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, entre outros.
Leonardo Da Vinci, um dos principais nomes do Renascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário