sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Resenha Eragon

O primeiro livro de uma série de quatro!!!

Resultado de imagem para eragon livro

Eragon é um livro infanto - juvenil situado num universo de Fantasia Medieval escrito por Christopher Paolini.

Antes de realmente lançar a obra, Paolini escrever o primeiro rascunho por um ano e reescrever no segundo ano, detalhando a história e os personagens. Seus pais viram o manuscrito do seu filho, decidindo em 2001 auto-publicar o livro. 

Paolini passou a viajar pelos EUA visando promover o livro e por acaso, a sua obra acabou sendo descoberta por Carl Hiaasen, que o reeditou e publicou na editora Alfred A. Knopf, com a versão reeditada no dia 26 de Agosto de 2003.

Os críticos literários notaram semelhanças do livro á obras como o Ciclo Terramar, Dragonlance e Star Wars, mas também afirmaram que o livro é de uma conquista notável para um jovem escritor. Quando a obra foi lançada, Paolini tinha apenas 19 anos.

Eragon foi o terceiro livro mais vendido de capa dura para crianças de 2003, além do segundo livro de bolso mais vendido de 2005, ficando também na lista dos livros mais vendidos para crianças do New York Times por 121 semanas, além de ser adaptado para o cinema usando o mesmo nome do livro. O longa foi lançado em 15 de Dezembro de 2006.

Dando uma breve sinopse, o livro conta a história de um menino que vive na fazenda chamado Eragon, que acaba encontrando uma misteriosa pedra azul nas montanhas. Ele descobre que na verdade a pedra azul é um ovo de dragão que ao nascer, ele o nomeia como Shapira. No entanto, quando o rei malvado Galbatorix descobre a localização do ovo, ele envia os Ra'zac(criaturas espectrais a serviço do rei) para roubá-lo. Naquele tempo, Saphira estava crescendo e por um tempo leva Eragon á Espinha depois que os Ra' zac atacam a sua aldeia, com os dois sendo forçados a fugir. Na companhia de um contador de histórias chamado Brom, eles decidem procurar os Vardens, um grupo de rebeldes que querem a queda de Galbatorix.

A sinopse já mostra a proposta e não dá para negar, Eragon lembra muito Star Wars, porém, isso não é ruim, com Paolini conseguindo desenvolver os personagens, apesar de não ter um vilão forte, apenas aceitável, além das batalhas serem bem retratadas.

O ritmo da história é muito bom, parecendo que você está lendo uma aventura de RPG, além de mostrar a figura de mestre e jovem, como é a figura de Eragon e Brom, ou seja, mais uma referência a Star Wars, já que lembra a relação entre Luke e Obi Wan Kenobi em Star Wars Episódio IV Uma Nova Esperança(1977).

A narrativa é em terceira pessoa, onde a visão da história é contada pelo narrador, com os personagens conversando apenas por métodos de narrativa de fala e apresenta bem o universo que criou e será mais explorada nos outros livros.

O livro é divertido e terá muitas referências aos fãs de fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário