sábado, 17 de dezembro de 2016

Star Wars Rogue One é um filme lindo!!!

E ousado!!!

Resultado de imagem para star wars rogue one

Star Wars Rogue One é um filmaço. Não é o melhor filme do ano, tampouco o melhor da saga Star Wars, mas consegue contar a sua história, ao mesmo tempo que complementa as informações que vimos em Star Wars Episódio IV Uma Nova Esperança, já que esse longa é um prequel do Episódio IV. Sempre lembrando, esse post não terá spoilers, então fiquem livres para ver, mas depois irei fazer um post com spoilers, porém, será mais á frente.

Só para dizer, uma pergunta que podem fazer e já responderei. Rogue One não é uma releitura de nenhum episódio, como foi O Despertar da Força. É obvio que tem muitas referências, porém, consegue contar uma história prática e muito bem desenvolvida.

Desde que o longa fora anunciado, os produtores e o diretor, Gareth Edwards venderam que esse filme seria de guerra, não tendo Jedis e essa proposta é cumprida. 

Por pouco, não foi o filme mais sombrio da saga(o mais sombrio continua sendo Star Wars Episódio III A Vingança dos Sith). Digo isso que, durante o longa, se vê claramente que as refilmagens que Rogue One passou foi para deixar o clima um pouco mais ameno. Seria um filme tenso, mas que em alguns momentos tivesse momentos de descontração, como os filmes de Star Wars são. O humor não está presente em todas as cenas do filme, posso até falar que o humor só está 10% impregnado.

Uma das propostas que o longa seria, antes do seu lançamento, era que seu objetivo não era para ser o melhor filme de Star Wars já feito e sim que contasse sua história e complementasse informações que vimos em Episódio IV. E isso foi muito bom, pois acabou sendo realmente o que aconteceu(isso será mais explicado no post com spoilers).

As atuações dos atores são muito boas, onde a maioria deu seu tom de tensidade. Felicity Jones convence como Jyn Erso, no qual entendemos o cenário em que ela apresentada e suas motivações. O mesmo também vale para Diego Luna, que faz o capitão Cassian Endor, sendo um personagem complexo e sério.

Vale a pena notar também que Rogue One traz uma nova ideologia a Aliança Rebelde e nos mostra que a Rebelião nunca sempre foi boa, tendo que fazer ações ruins, mas que visavam o bem maior, além de também trazer tons de espionagem, segredos e até flashbacks, algo nunca visto na saga.

Voltando aos atores, vale a pena salientar os personagens secundários, principalmente Donnie Yen, Jiang Weng e Alan Tudyk, que fizeram Chirrut, Baze Malbus e o robô K2SO, que são os principais destaques no longa. Primeiro, K2SO é meio que o alívio cômico do filme, mas não lembra C3PO, sendo um robô com um humor negro, já que ele era do Império e que acabou sendo reprogramado pela Aliança Rebelde. Já Chirrut e Baze Malbus são amigos que moravam em Jedha e a relação dos dois é bem desenvolvida. Chirrut é um crente da força e Baze não acredita nisso, porém, isso é bem mostrado, além do valor da amizade que os dois prezam. Além disso, quando Chirrut luta, é uma das melhores cenas do longa, já que o próprio ator fez muitos filmes de luta.

Mads Mikkelsen e Forest Whitaker também dão uma contriubuição bem legal ao filme. Mikkelsen faz o papel de Jyn Erso, Galen Erso, que é forçado á trabalhar no projeto da Estrela da Morte e Whitaker acaba fazendo Saw Gerrera, que já nos foi apresentado na 5° temporada de Star Wars The Clone Wars e no longa, vemos uma versão completamente nova do personagem.

Sobre o vilão, o diretor Orson Krennic, feito por Ben Mendelsohn, consegue mostrar o seu lado ruim, no entanto, ele não é o principal vilão do longa. E isso também vale para Darth Vader(que aparece pouco, de uma forma bem feita e que irá fazer os corações dos fãs saírem da boca). O principal vilão, contudo, será surpresa e irei falar na sessão dos spoilers. 

O filme é para quem conhece Star Wars, que envolva todo o seu universo, diferente de O Despertar da Força, que apresentou o tema para outras pessoas. 

Essa decisão foi acertada, pois o filme tem que ser feito principalmente para os fãs, porém, você que não conhece Star Wars a fundo, pode ver o longa de boa, pois acredito que mesmo sendo um filme para os fãs, que está começando neste universo não ficará completamente perdido.

O longa consegue fazer conexão com Uma Nova Esperança, ao mesmo tempo que é ousado, fazendo mudanças significativas na saga e um final que não esperava.

Vale a pena assistir Rogue One, ainda mais se você for fã da saga!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário