quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Por que Gandalf foi a Dol Goldur?

Essa cena foi mostrada em uma das cenas da trilogia O Hobbit!!!



Bom, antes de vocês perguntarem o motivo de Gandalf ter ido a Dol Goldur e não acharem que foi uma invenção do diretor Peter Jackson(a invenção somente ocorrer na luta de Elrond, Galadriel e Sauruman contra os Nazguls em A Batalha dos Cinco Exércitos), realmente ocorreu nos livros, estando nos apêndices, que são notas que justificam por que tal fato aconteceu.

A história de Gandalf em Dol Goldur é relatada em Os Anéis de Poder e da Terceira Era(O Silmarillion) e os Istari(Contos Inacabados) e Tolkien nos conta o real motivo do mago ter abandonado a comitiva dos anões, que visavam tomar a Montanha Solitária das garras do dragão Smaug.

Desde sempre, Gandalf suspeitava que o Necromante de Dol Goldur não era um simples feiticeiro poderoso, acreditando que ele na verdade era Sauron, no qual encontrou uma morada após a sua queda.

Gandalf em Dol Goldur. Arte de John Howe.

Gandalf foi a Dol Goldur em 2063 para descobrir a verdade, porém o necromante saiu antes de sua chegada. Contudo, ele acabou voltando em 2460 e em resposta ao seu poderio, o Conselho Branco havia sido formado.

Com a criação do conselho, Galadriel queria que Gandalf fosse seu líder, porém, o mago recusou esse cargo importante, já que era bem humilde. Depois de negar tal bardo, Sauruman foi eleito líder, até ele ser destituído pelo próprio Gandalf em As Duas Torres(isso no livro), após ter traído o Conselho ao querer pegar o Um Anel e quase ter conquistado Rohan.

Um dos motivos de Sauruman ter sido escolhido para ser líder do Conselho foi pelo motivo de ele conhecer bem Sauron na Segunda Era.

O Conselho Branco foi formado após o Necromante ter retornado em Dol Goldur, no ano de 2463.

Gandalf retornou a Dol Goldur em 2850, descobrindo realmente que o Necromante era Sauron. Isso se deu ao fato de que Gandalf havia se encontrado com Thrain, pai de Thorin, preso em Dol Goldur, onde também acabou recuperando o mapa e a chave para Erebor antes que Thrain morresse. No ano seguinte, mais uma vez o Conselho se reuniu e pediu para que expulsassem Sauron de Dol Goldur. Contudo, Sauruman afirmou que o desejo de Sauron de retomar o Um Anel para si iria falhar, com o percurso do anel ainda sendo longo, já que acreditava que o Um Anel estava no Rio Anduin, mas estava enganado. A última palavra de Sauruman foi definitiva e o assunto acabou sendo deixado de lado.

No entanto, Sauruman começou a procurar intensamente o objeto, indo primeiramente ao Campo de Lis, local onde Ilsidur havia sido morto, não muito longe de Dol Goldur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário