domingo, 20 de novembro de 2016

Resenha 2001 Uma Odisseia no Espaço

Um clássico da ficção científica!!!

Resultado de imagem para 2001 uma odisseia no espaço livro

Este é uma obra que somente pessoas com inteligência conseguiram entender e esse é 2001 Uma Odisseia no Espaço, uma obra prima tanto na literatura quanto ao cinema, já que o livro foi escrito por Arthur C. Clarke e o longa sendo dirigido por Stanley Kubrick, ou seja, demais!!!

O interessante é que o livro foi planejado juntamente com as gravações do filme, sendo lançado junto com o longa, em 1968. Isso aconteceu novamente quando lançou-se ainda 2010: Odissey Two(1982), que também faz parte da mitologia de Uma Odisseia no Espaço. Há ainda dois livros, 2061 Odissey Three(1987) e 3001 The Final Odissey(1997), que ainda não ganharam filmes.

Bom, o livro se foca em um monólito surgindo em vários pontos da terra e sua primeira aparição foi há milênios, quando o homem ainda era um primata, no qual o objeto passou a comandar a cabeça dos primatas, lhes mostrando que pedras servem para matar outros animais que costumavam predá-los.

Diante disso, há uma viagem temporal e é mostrado o ano de 2001, onde um astronauta tem uma missão de ir a lua investigar um mistério e depois a história se passa com dois astronautas que estão fazendo uma missão em Saturno, no qual sua nave está a comando de uma inteligência artificial, que começa a questionar alguns princípios e acaba dando algum trabalho.

Você pode se perder um pouco, mas depois tudo acaba fazendo um pouco de sentido.

2001 redefine como os humanos realmente começaram a existir, a partir do momento que deixaram de andar de quatro, tendo a possibilidade de ficar em pé e começar a ser a raça dominante, a criação de inteligência artificial e o quão o homem pode ainda explorar.

O livro não tem muito diálogos, sendo apresentando somente narrativas, com um teor filosófico, mas Clarke consegue narrar de uma forma espetacular, não deixando a leitura chata. E depois você vê isso sendo transposto ás telas, também de uma maneira estupenda por Stanley Kubric, outro gênio que existiu na humanidade.

Hoje você pode achar besteira esse livro, já que os humanos já foram ao espaço, porém, á época, isso era revolucionário, já que o homem só iria pisar na lua em 1969. Mesmo assim, vale a pena ler essa obra, que é um livro para se refletir e muito.

O livro tem 221 páginas e é rápido de ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário