quinta-feira, 8 de junho de 2017

A Era Hiboriana(Universo do Conan)

Conheça um pouco sobre a era em que as aventuras de Conan passam!!!

Resultado de imagem para conan o bárbaro robert e howard

A Era Hiboriana foi um mundo criado pelo escritor Robert E.Howard, o criador de Conan o Bárbaro, no ano de 1932, ano em que a primeira história do bárbaro fora lançado, com suas histórias passando em um ambiente imaginário. Howard situa esta época em cerca de 10 a 12 mil anos atrás, antes da civilização do homem, porém, posterior á submersão do reino da Atlântida.

As histórias desta era são contadas através de crônicas, que ficaram conhecidas como as Crônicas Nemédias, porém, nestes contos, há poucas informações acerca de como era o mundo antes de ser varrido por um cataclismo, no entanto, há indícios de que a civilização já estava em franco declínio.

Há um trecho destas crônicas a seguir:

"Naquela época, os reinos da civilização thuriana estavam em decadência. Seus generais estadistas, até mesmo reis, eram bárbaros, como no caso de Kull da Atlântida, que sai da marginalidade e da escravidão para se sentar no trono Topázio da poderosa Valúsia. Séculos depois da era do rei Kull, um grande cataclismo sacudiu o mundo. A Atlântida e a Lemúria afundaram e ilhas se transformaram em picos de montanhas de novos continentes. Vulcões e terremotos arrasaram as cidades cintilantes dos Sete Impérios. Nações inteiras foram riscadas dos mapas e homens civilizados, lançados de volta á mais pura selvageria, apenas para se reerguerem de novo, lentamente. Oito mil anos depois, surge uma nova era, a Era Hiboriana, batizada segundo uma tribo que migrou do norte. O mais poderoso reino é o da Aquilônia, mas outros, como Nemédia e Turan, competem com a Aquilônia em poder e esplendor e o bárbaros das terras incultas já crescem em força e influência".

É bem verdade também que as crônicas relatam boa parte da vida de Conan e a justificativa para a existência delas é justamente pelo fato do bárbaro ter tido uma jornada até ter se tornado rei e, portanto, decidiu registrar sua vida, narrando-a aos seus escribas.

Howard chegou a desenhar mapas da era Hiboriana e situa a era entre meio que os continentes da Europa e África do Norte, com curiosas mudanças geológicas, o mar mediterrâneo está seco, o Rio Styx(na verdade o Rio Nilo) desce até certos pontos, onde vira em noventa graus, seguindo um curso em direção ao oeste logo após o Delta do Nilo, abrindo caminho através das montanhas de forma que consiga alcançar o estreito de Gilbratar, com o Mar Cáspio, chamado de Mar Vilayet, estendendo ao norte até alcançar o Oceano Ártico, provendo uma barreira que encapsula o cenário de suas histórias. Não apenas estão secos o Mar Báltico e o Canal Inglês, assim como a maior parte do Mar do Norte, além de uma vasta região ocidental. De acordo com o seu mapa, a costa oeste da África, de acordo com o seu mapa, encontrando-se submersa ao mar. Há também algumas ilhas.

 Mapa da Era Hiboriana feita por Robert E Howard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário