terça-feira, 20 de junho de 2017

Gringotes, o banco bruxo!!!

Conheça um pouco mais sobre o banco dos bruxos!!!




O banco Gringotes é um dos principais bancos que existem no mundo bruxo, estando localizado no Beco Diagonal, em Londres, mas tem outras localizações no mundo. Foi criado pelo duende chamado Gringote, no ano de 1474. Primeiramente, o banco tinha propriedade dos duendes, porém, houve uma época em que ficou a cargo do Ministério da Magia, voltando ao domínio dos duendes em 1865, porém, voltou a ficar a cargo do Ministério quando houve a Segunda Guerra Bruxa, quando Voldemort controlou o Ministério da Magia, também controlou o banco mágico, só terminando após o fim da guerra. O lugar é utilizado para guardar dinheiro e itens raros e valiosos e também é possível trocar dinheiro trouxa. Gringotes é o segundo lugar mais seguro do mundo bruxo, com exceção de Hogwarts, já que seus cofres são muitos bem guardados por dragões.

O lema do banco de Gringotes é "Fortius Quo Fidelius" que em Latim significa "Força pela Lealdade".

O Gringotes fica quase na metade do Beco Diagonal, perto da Travessa do Tranco e de lá se vê um imponente edificação de mármore branco, se destacando sobre as lojas vizinhas.

Há uma escadaria branca que leva as portas de bronze polidas do banco, sendo guardado por um duende de uniforme escarlate e dourado, que foi substituído por dois bruxos humanos durante a Segunda Guerra Bruxa. Nestas portas, o visitante encontrará as seguintes palavras:

Entrem estranhos, mas prestem atenção

Ao que espera o pecado da ambição

Porque os que tiram o que não ganharam

Terão é que pagar muito caro

Assim, se procuram sobre o nosso chão

Um tesouro que nunca enterraram

Ladrão, você foi avisado, cuidado

Pois vai encontrar mais do que procurou.


Por trás destas portas, mais uma vez é possível ver um vasto salão de mármore, ladeados por duendes, sentados em banquinhos altos atrás de um longo balcão.


Resultado de imagem para duendes de gringotes Vista do salão de mármore de Gringotes, que é ladeado por duendes.

Em contraste com o salão de mármore da entrada e do salão principal, as passagens para os cofres são de pedras, iluminadas por archotes flamejantes.

Nestas passagens, passam vagonetes controladas por duendes, levando os visitantes para baixo da superfície da terra, através de um labirinto de passagens cheio de curvas, visando chegar aos cofres, com os vagonetes indo em apenas uma velocidade, ou seja, em alta velocidade, fazendo com que Hagrid, no livro da Pedra Filosofal, chegasse a passar mal, além de correrem em um vasto complexo de uma série de trilhos interligados que permitem o deslocamento entre quaisquer cofres.

Resultado de imagem para vagonetes sobre trilhos gringotesOs vagonetes de Gringotes, que levam o visitante para seu cofre particular.

Esses cofres variam de tamanho e segurança, com os maiores e mais bem protegidos pertencentes as famílias bruxas mais antigas e estão a uma profundidade maior, com os cofres mais perto da superfície serem menores e sem terem precauções, onde são abertos com chaves, diferentes dos cofres maiores, que requerem um toque de um duende para ter acesso.

O cofre do Harry Potter se localiza no número 787, que precisa de uma chave para entrar e estando localizado em uma profundidade moderada, com o vagonete demorando para chegar até lá, diferente do cofre 713, o cofre em que se encontrava a Pedra Filosofal, onde se encontra nas profundidades e requer a presença de um duende para bater na porta com seu dedo para poder entrar.

O cofre 711 é onde se encontra o dinheiro de Sirius Black e é de lá que ele tira dinheiro para comprar a Firebolt para seu afilhado Harry Potter, após ele perder a Nimbus 2000 para o Salgueiro Lutador em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, na partida entre Grifinória e Lufa-Lufa, quando Harry foi atacado por dementadores e desmaiou da vassoura. O cofre está perto do 713, sendo assim muito importante, tendo uma quantia bem boa de dinheiro, além do fato da família Black ser uma família antiga bruxa.

Há também o cofre da Família Lestrange, que ganhou notoriedade em Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando o trio Harry, Rony e Hermione o acessou para roubar a Taça de Helga Lufa-Lufa, que era uma das horcruxes feita por Voldermort. Esse cofre tem uma segurança maior que o de 713, sendo repleta por feitiços, um dragão de guarda e para abrir o cofre, o duende precisa colocar a palma de sua mão inteira para abri-lo. Ele é repleto de ouro, armaduras, peles e poções, além de ter tido a Taça de Helga Lufa - Lufa.

Travers, um comensal da morte, também possui um cofre no Gringotes.

As regras para acessar o banco são estranhas, onde alguns precisam ter uma chave, outros precisam se identificar, mas também outros bruxos, como os Weasley, podem acessar cofres que não são dele, já que Molly Weasley e Gui Weasley já pegaram dinheiro do cofre de Harry.

Laços de sangue podem também herdar um cofre de Gringotes, já que Dumbledore, após a morte de Sirius Black, limpou o cofre dele e passou todo o dinheiro que ele tinha para o cofre de Harry, ao contrário de Harry ter permissão para entrar no cofre de seu padrinho.

Como dito antes, a segurança de Gringotes é bastante reforçada, não ficando apenas em dragões, chaves e feitiços. Há também duendes guardando cada portão, com os vagonetes só podendo ser controlados por duendes. No caso de um ladrão invadir, a Queda do Ladrão é acionada, com uma cascata lavando todos os encantamentos e disfarces mágicos, com as vagonetes se jogando para fora dos trilhos.

Além disso, os dragões que guardam os cofres só podem ser controlados por um cêmbalos, que apenas os duendes possuem, com alguns cofres também tendo Feitiços Duplicador e Abrasador adicionados a eles, o que quer dizer que tudo que o ladrão tocar vai se multiplicar e ficando quente a ponto de queimar, triturando e queimando o ladrão até a morte.

Em tempos de guerra, precauções extras de segurança foram tomadas, já que bruxos humanos passaram a serem segurança do banco, avisos são enviados aos duendes de Gringotes, que são informados sobre quais bruxos podem tentar invadir cofres específicos, sobre varinhas que foram roubadas e precauções que foram tomadas, onde se demoravam cinco horas para que o público pudesse acessar seus cofres.

Apesar de sua segurança ser excelente, já houveram, mesmo assim, invasões. As duas mais conhecidas são a que ocorreu em 31 de Julho de 1991, quando Quirino Quirrell, sob ordens de Voldermort, invadiu o cofre 713 para roubar a Pedra Filosofal e nada foi roubado, já que no mesmo dia, Hagrid havia visitado o cofre com Harry Potter, a mando de Dumbledore e tirou a pedra do local.

Imagem relacionadaNoticia do jornal bruxo O Profeta Diário, relatando que o cofre 713 sofreu tentativa de assalto.

A segunda invasão foi bem sucedida para aqueles que furtaram. Ocorreu em Maio de 1998, quando Harry, Rony e Hermione roubaram a Taça de Helga Lufa-Lufa. Hermione usou a Poção Polissuco para se disfarçar de Belatriz Lestrange e apesar de ter imediatamente despertado suspeitas dos duendes, além de Harry, Rony e Grampo estarem escondidos na Capa da Invisibilidade e com isso usando a Maldição Imperio para controlar os duendes, conseguiram roubar o artefato, porém, a muito custo, já que perderam a espada de Godric Grifinória para Grampo, que a perdeu após ser morto, indo depois parar nas mão de Neville Longbottom na Batalha de Hogwarts. O trio conseguiu escapar montando em um dragão.

Resultado de imagem para invasão de gringotes do cofre de bellatrix lestrange Momento em que o dragão de Gringotes escapa do banco, levando o trio Harry, Rony e Hermione.

Apesar do banco ser de maioria de duendes, há cargos disponíveis para bruxos humanos, contudo, sendo cargos que ninguém lembra. Gui Weasley, o irmão mais velho da família Weasley, trabalhou no Gringotes, primeiramente, a do Egito, onde trabalhava como Desfazedor de Feitiços, após ter se formado em Hogwarts.

Resultado de imagem para gui weasley harry potter Gui Weasley, um dos bruxos humanos que trabalham em Gringotes.

No entanto, quando Voldermort ressurgiu, é relatado em Ordem da Fênix que Gui foi transferido para uma função burocrática no banco de Gringotes na Inglaterra, para ficar perto de sua família e cumpriu as ordens da Ordem da Fênix, que havia retomado as suas funções logo após o retorno do Lorde das Trevas. No mesmo ano, Fleur Delacour, após ter se formado em Beauxbatons e disputado o Torneio Tribuxo em Hogwarts, começou a trabalhar no banco, para aprimorar o seu inglês, trabalhando meio turno. Daí conhecer Gui Weasley, ambos se apaixonaram, se casaram em Relíquias da Morte e tiveram três filhos, Victoire, Dominique e Louis Weasley.


OBS: Quando Cornélio Fudge era Ministro da Magia, houve tentativas dele de tomar o controle do Gringotes, porém, segundo o que relatava O Pasquim, essas tentativas acabaram sendo frustadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário