quinta-feira, 22 de junho de 2017

Feanor e as Silmarils

Conheça um pouco sobre o criador das Silmarils!!!

Resultado de imagem para feanor

Feanor Curufinwe, significando espirito de fogo, veio ao mundo sugando toda a força vital de sua mãe, que acabou desistindo de viver após o seu nascimento, com seu pai assumindo uma outra esposa, lhe dando dois irmãos: Fingolfin e Finarfin e suas irmãs Findis e Irime.

Ele cresceu de forma rápida e devido ao fato de ser muito talentoso, aprendeu com Mathan os segredos de um bom artesã, casando-se também com sua filha, Nerdanel, tendo com ela sete filhos: Maedhros, Maglor, Celegorm, Caranthir, Curufin, Amrod e Amras.

Resultado de imagem para feanor Os filhos de Feanor.

Através do seu ofício, criou sua maiores obras, lâmpadas com luz próprias, as Palantiris, que poderiam comunicar-se uma com as outras vendo através de grandes distâncias, mas acabou sendo com as Silmarils que foi a sua grande obra e ao mesmo tempo, a sua ruína decretada.

Resultado de imagem para palantir Palantir, uma das obras feitas por Feanor.

As Silmarils eram três grandes joias feitas em Valinor, onde Feanor apreendeu a luz emanadas das duas Grandes Árvores, Laurelin e Telperion antes que estas fossem destruídas. No seu período de construção, Melkor, ou Morgoth, cumpria pena nos salões de Mandos, porém, Manwe, usando o ciúmes que Feanor tinha com os seus meio-irmãos para jogar uns contra os outros, com o elfo ameaçando e enfrentando Fingolfin, acreditando que este queria seu lugar como herdeiro e suas joias.

Durante a sua inquietação, Feanor falava em rebeliões contra os Valar, começando a fabricar armas e com isso a farsa de Melkor fora descoberta, com Feanor partindo de Valmar. No exílio, ao norte de Valinor, foram com eles seus filhos e seu pai(nada consta de sua esposa), construíram uma grande fortaleza e em seus cofres foram guardas as Silmarils.

Com isso, aproveitando da ausência de Feanor em sua fortaleza, o Senhor Escuro invadiu o local, roubou as Silmarils e matou Finwe, o primeiro dos eldar a ter seu sangue derramado. Após essa tragédia, Feanor amaldiçoou Melkor, chamando-lhe de Morgoth, O Sinistro Inimigo do Mundo.

Resultado de imagem para melkorMelkor O Senhor do Escuro

Convocando os Noldors a seguir consigo, agora como herdeiro de Finwe. Feanor fez um juramento terrível, com seus setes filhos a seu lado fizeram juntos o mesmo voto. Com o poder de juramento, as oitos espadas brilharam de sangue, fazendo um voto que ninguém pudesse quebrar e caso não o cumprissem, sobre si e suas famílias cairiam as Trevas Eternas. Ainda assim, o fizeram, jurando perseguir até o fim do mundo com sua vingança, focados no ódio para com qualquer vala, demônio, elfo, homem ou qualquer criatura, grande ou pequena, boa ou má, que viesse a surgir até o final dos tempos, quem quer que segurasse, tomasse ou guardasse uma Silmaril, impedindo que a apoderassem delas.

Apesar de seus meio-irmãos fossem contra tal juramento e contra a partida dos Noldors, com ele foi Fingolfin que fizera um juramento de segui-lo em oportunidade de acertar as diferenças, não querendo dividir seu povo. Com esta mesma ideia vinha Finarfin, porém, mais relutante com a partida, com apenas uma pequena fração se recusou a ir, uns por amor aos Valar, outros por amor a Tírion e pelas muitas coisas que ali haviam realizado, contudo, nenhum por medo dos perigos que os aguardavam. Na partida, Manwe mandou falar a Feanor que não mais poderia voltar a Valinor e que conheceria sofrimento e amargura de imensidões desconhecidas, mas ele rebateu Manwe de ocioso e alegando que mesmo que não destruísse Morgoth, lhe causariam sofrimentos maiores que os seus.

Resultado de imagem para manweManwe

No caminho Feanor tentou convencer os elfos Teleri a seguirem com ele em sua vingança, mas quando os mesmos não se comoverem ou compartilham em sua demanda, o Noldor lhes roubou os barcos dos Portos de Cisne desencadeando assim uma batalha, onde elfos lutaram uns contra os outros, havendo mais mortes do que podemos acionar. Entretanto, socorrido por seus meios irmãos e os que seguiam, derrotaram Teleri, tomando-lhes de vez os barcos e partindo.

Essa batalha ficou conhecida como Fratícidio de Alqualonde, sendo contado que as lágrimas de Uinen fizeram o mar crescer em fúria afundado e matando muito das embarcações que fugiam, porém, mesmo assim, a maioria ainda resistiu chegando em Araman. Contudo, ao longo de sua jornada, viram uma figura escura a qual julgaram ser o vala Mandos e ele lançou uma maldição, a Profecia do Norte ou Condenação dos Noldor, onde pressagiou um fim sombrio, triste e doloroso para todos da Casa de Feanor e seus seguidores, bem como o eterno fracasso de seu juramento.

Resultado de imagem para mandos Mandos

Neste momento, Finarfin abandonou a causa e recebendo o perdão dos Valar, governou os elfos que com eles permaneceram. Em Araman ficou Fingolfin, abandonado por Feanor quando este se lança ao mar com seus filhos e seguidores nos barcos remanescentes, sendo insuficientes para as duas casas dos meios irmãos.

Neste momento, começa a última parte do verdadeiro legado de Feanor, uma vez com que seus filhos jurou resgatar as joias e através de tal juramento e da maldição de Mandos nunca teve cumprida sua missão. Feanor e seus filhos destroem a maior força dos Orcs seguidoras de Morgoth e nessa luta, conhecida como a Batalha sob as estrelas.

Após a derrota de seus inimigos, o espírito de Feanor queimou dentro de si e o elfo partiu para lutar com Morgoth, porém, antes que pudesse realmente atacar Angband, encontrando Balrogs no seu caminho e com eles a morte, pois embora tenha lutado com muitos balrogs, chegando a derrotar alguns deles, sendo mortalmente ferido por Gothmrog, o Senhor dos Balrogs, sendo por fim derrotado. Seus filhos o ainda encontrariam vivo, no entanto, em ruínas e antes do seu fogo começar a queimar, transformando seu corpo em cinzas, sendo seu último suspiro. Feanor voltou a amaldiçoar Morgoth e Angband, convocando novamente seus filhos a cumprirem seu juramento.

Seu legado foi deixar o seu povo em Beleriand, que jurou a terrível e impossível tarefa de sobrepujar o Senhor do Escuro e recuperar as Silmarils.

Nenhum comentário:

Postar um comentário