terça-feira, 25 de julho de 2017

Conheça Dylan Dog, o investigador do pesadelo!!!

Personagem foi criado nos anos 80!!!

dylan-dog-gibi

Em Outubro de 1986, os quadrinhos italianos apresentaram ao mundo Dylan Dog, que é um personagem carismático, cujas aventuras misturam terror, mistério, humor, sensualidade, ação e tudo aquilo que seu autor desejasse. 

Dylan Dog foi criado pelo roteirista Tiziano Sclavi, com artes de Angelo Stano, a partir da imagem do ator inglês Rupert Everett, com Dog sendo um ex-policial do Scotland Yard que decidiu trabalhar de forma independente, dedicando-se a casos que fogem da competência das forças policiais constituídas. Ele mora em Londres, estando num dos lugares mais apropriados para o seu lado, já que a terra da Rainha Vitória é famosa por ser uma cidade povoada por fantasmas, além de crimes não desvendados e criaturas misteriosas. E é neste ambiente que Dog investiga, dedicando-se em seu tempo livre dois hobbies prediletos, sendo montagem de navios em miniatura e clarinete.

Nas suas aventuras, Dog é acompanhado por Groucho(inspirado pelos famosos irmãos Marx, comediantes estadunidenses célebres da TV e no cinema dos anos 1920 a 1950), seu secretário, criado, mordomo ou amigo, que representa o papel de bufão, meio que atuando como válvula de escape ao herói e contraste para o ambiente sério da maioria das aventuras, sendo uma figura tradicional dos quadrinhos italianos, cujo exemplo mais conhecido é provavelmente Chico, o companheiro de Zagor, podendo incluir Kit Carson(de Tex) e Java(Martin Mystery).

dylandog-e-groucho-marx Dylan Dog e seu ajudante Groucho

Outros personagens que se destacam são o Dr. Xabaras, um cientista excêntrico que na verdade é o pai do protagonista e a própria Morte, sendo caracterizada na versão medieval do esqueleto com capa e foice, enfrentou - o diversas vezes.

Resultado de imagem para dr xabaras dylan dog Dr. Xabaras 

Resultado de imagem para morte dylan dog Morte

No total, foram 248 edições e esse material chegou ao Brasil em 1991, pela Editora Record e durou apenas 11 edições, não fazendo muito sucesso. O gibi acabou voltando no ano de 2001, pela Conrad, numa série curta de seis edições.

Foi no ano de 2002, o personagem veio de vez no Brasil, ao retornar as bancas na editora Mythos, tendo premiações consecutivas no troféu HQ Mix, como melhor publicação de terror de 2004 e 2005, além da marca recorde de 40 edições brasileiras, não impedindo mais um cancelamento da HQ no país.

dylan-dog

Bom, parece que este ano, Dylan Dog vai voltar a ter suas publicações pela Editora Lorentz, que é nova nos ramos de quadrinhos no Brasil, porém, sem data para ser lançado.

Ao longo dos seus 20 anos, Dylan enfrentou vampiros, lobisomens, fantasmas, bruxas, seres extraterrenos e assassinos seriais, além de trabalhar também em casos mais banais, envolvendo assassinatos domésticos sob as mais variadas formas, racismos, paranoia e etc.

A HQ já ganhou uma adaptação ao cinema, com o filme sendo lançado no ano de 2011, uma produção dos EUA e estrelado por Brandon Routh(o Superman de Superman O Retorno e Átomo em Legends of Tomorrow). Porém, o longa foi bastante criticado, tendo recebido 8% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 Cartaz do filme lançado em 2011


Curiosidade: O culto que se formou em torno do investigador e foi criado o Dylan Dog Horror Day, que ocorria anualmente depois das suas publicações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário