terça-feira, 18 de julho de 2017

Resenha: Jogador Número 1

Livro é um balde de nerdice!!!

Resultado de imagem para jogador numero 1

O livro Jogador Número 1 vai ganhar ano que vem uma adaptação que será feita por Steven Spielberg e com isso, a obra ganhou destaque e vamos ver se a adaptação será boa.

A obra foi escrita por Ernest Cline, o mesmo autor que fez Armada. O livro acabou sendo escrito em 2011, sendo lançado no Brasil no ano de 2012, sendo publicado pela editora Leya.

Dando uma breve sinopse, Jogador Número 1 narra a história de Wade Watts(narrativa em primeira pessoa), um garoto que joga o famoso MMORPG Oasis, criado pelo magnata James Halliday, que faleceu, porém, deixou uma proposta. No seu testamento, afirma que quem achar um Easter Egg vai herdar todos os seus bens, já que não deixou herdeiros, inclusive a gerência e o controle do próprio OASIS, tendo um prêmio de valor de centenas de bilhões de dólares. E é claro que Wade está nesta disputa.

Neste mundo, os jogadores se conhecem através dos seus nomes gamers, como por exemplo o próprio Wade Watts, que no mundo é conhecido como Parzival. 

Nesta caçada pelo Easter Egg, Wade não terá uma vida fácil, tendo que enfrentar grandes desafios, já que há outras pessoas poderosas atrás do prêmio.

A história se passa em 2044, com o mundo passando por uma grave crise energética, destruição e pobreza, sendo os cenários mais comuns, com a única alternativa para escapar desta triste realidade é se conectando ao OASIS, podendo estudar, trabalhar, jogar e interagir uma com as outras, economizando combustível, ficando pouco tempo na poluição e tendo mais acesso a informação e cultura.

O livro tem muitas homenagens aos anos 80 e a cultura nerd em geral(inclusive falando de filmes de Steven Spielberg) e esses momentos são bem legais, não chegando a atrapalhar a experiência.

Apesar das homenagens, a obra consegue contar uma história bem legal, com Cline desenvolvendo bem os seus personagens e a interação que eles tem dentro do MMORPG e a história começa morna(isso é normal) e cresce de uma forma bem produtiva, que faz a pessoa quando terminar a sua leitura, tenha lido algo divertido.

O vilão da história, Nolan Sorrento(IOI-655321), dono de uma empresa multinacional que atua como provedor de serviços a internet para maior parte do mundo, esperando assumir e rentabilizar o OASIS e está interessado no prêmio. Seu vilão não é caricato, condizendo com o andamento da trama.

Porém, o destaque da história são Aech, Art3mis e os irmãos Daito e Shoto, que são amigos de Wade, com Aech sendo o melhor amigo de Wade e descobre-se depois uma surpresa que não irei contar. Art3mis é uma gunter, ou seja, uma caçadora do ovo especial de Halliday e acaba tendo um relacionamento próximo a Wade, já que ele se apaixona por ela, mesmo estando no mundo virtual e acaba atrapalhando um pouco os dois na sua caçada ao ovo. E por último, Daito e Shoto, que são dois Gunters japoneses, que trabalham juntos na busca pelo objeto, tendo uma relação bem tensa, porém, amigável com os seus companheiros.

Se você quer ler uma história divertida e que tenha um monte de referências ao mundo nerd, Jogador Número 1 é a sua opção do dia.

Um comentário:

  1. Eu adoro esse livro. É uma ótima opção, concordo contigo. Tanto a adaptação quanto o livro são demais, bem distópicos. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes ficção científica . Adorei Jogador n1,, porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. Este livro conta uma história extraordinária. Outro fator que fez deste um grande filme foi a direção do Spielberg, seu talento é impressionante. Recomendo

    ResponderExcluir