terça-feira, 7 de março de 2017

Excalibur, a espada do Rei Arthur!!!

Conheça a espada famosa da lenda arturiana!!!

Resultado de imagem para excalibur

Excalibur, a espada mágica do Rei Arthur, foi sempre atribuída a soberania de toda a Grã Bretanha, sendo parte do folclore daquele povo e há muita divergência entre estudiosos que apontam que a lenda seria verdadeira, com em cada região do Reino Unido tendo uma versão diferente do mito, mas em geral havia uma linhagem comum, o fato de um rapaz que retira da pedra uma espada poderosa que lá estava fincada.

O nome Excalibur tem origem galesa, com o significado de seu nome sendo "Caledfwlchs", a combinação das palavras "batalha dura/violação". Porém, o autor Monmouth, ao traduzir a obra para o latim, traduziu para "Caliburns", influenciado pela palavra latina "chalybs", onde significa "aço". Essa tradução foi feita no inicio do século 13 e então, ganhou o mundo.

Caledfwlchs aparece primeiramente em várias obras mitológicas galesas, como sagas, poemas, prosas e coros, com historiadores e professores da literatura inglesa medieval apontam que o termo galês aparece centenas de vezes em contos diversos escritos entre 950 e 1350, não somente no enredo do Rei Artur.

Mas já sabemos como Caledfwlchs virou Caliburns, porém, como isso chegou a ser Excalibur? Isso aconteceu com as traduções francesas das sagas britânicas, com os primeiros registros de traduções aparecerem "Escalibor", depois "Excaleibor" e finalmente, chegamos a Excalibur.

Na história da espada, há varias vertentes. A mais conhecida é a mais clássica, com Artur puxando a espada da pedra, algo que nunca ninguém conseguiu, isso porque somente o rei verdadeiro, de pura coração, poderia puxar a espada da pedra.

Resultado de imagem para excaliburA espada Excalibur na pedra.

Uma outra versão é a que Excalibur fora dada a Arthur pela Dama no Lago, logo após o seu reino começar.

Imagem da Dama no Lago dando a Excalibur para Arthur.

Há também uma outra versão em que a espada é dada a Arthur quando ele joga um dragão num lago e como uma oferenda, as ninfas deram esse presente.

Uma última versão explica que havia duas espadas e Arthur, com sua sabedoria, escolheu a verdadeira, Excalibur, a da espada verdadeira.

Curiosamente, nos séculos 15 e 16, várias pessoas se comprometeram a encontrar Excalibur, com alguns reis da Inglaterra tiveram essa mania cega, crendo que, assim, poderia dominar toda a Europa e algumas colônias americanas, sendo mais um motivo para suscitar a busca recente, após a década de 1950 entre historiadores a favor da corrente chamada história alternativa.

Junto a história de Excalibur, o Rei Arthur também carrega outro mito bastante forte envolvendo um objeto sagrado: o Santo Graal, que também falaremos mais a frente.

Excalibur faz parte do folclore da literatura, assim como a lenda do Rei Arthur!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário