quinta-feira, 16 de março de 2017

Hoje na História: A Guerra do Paraguai

Conheça o conflito em que Argentina, Brasil e Uruguai fizeram uma aliança para derrotar o Paraguai!!!

Resultado de imagem para guerra do paraguai

A Guerra do Paraguai teve seu confronto iniciado no ano de 1864, sendo encerrada em 1870, devido a ambição do ditador Francisco Solano Lopez de aumentar o território paraguaio, além de obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia e da Prata, criando inúmeros obstáculos para as embarcações brasileiras que se dirigiam ao Mato Grosso através de Assunção, a capital paraguaia.

Resultado de imagem para francisco solano lopesFrancisco Solano Lopez

Visando a província do Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou a fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la, fazendo sem dificuldades, onde depois desta batalha, Lopez sentiu mais motivação e decidiu fazer com que o Paraguai ampliasse seu território através do Brasil, inclusive, seu próxima alvo fora o Rio Grande do Sul, porém, para isso, necessitava passar pela Argentina. Com isso, com suas tropas, Lopez conquistou Corrientes, que era província da Argentina. Na época, a Argentina tinha como presidente Bartolomé Mitre, que foi presidente do país entre 1862 a 1868.

Bartolomé Mitre, 4° presidente da Argentina.

Decididos a não serem mais dominados pelo Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil se uniram e formaram a Tríplice Aliança, no dia 01 de Maio de 1865 e a partir daí, os três países passaram a lutar contra o Paraguai, que foi vencido na Batalha de Riachuelo, que ocorreu em 11 de Junho de 1865, envolvendo brasileiros e paraguaios, com o Brasil se saindo vitorioso. Na luta, a frota brasileira era composta por 9 navios de guerra, contra 8 do paraguaio, participando da luta cerca de 2.500 militares brasileiros.

Resultado de imagem para batalha de riachueloBatalha Naval de Riachuelo.

O Paraguai também foi derrotado na Batalha de Uruguaiana, que ocorreu entre 16 de Julho a 18 de Setembro de 1865, que ocorreu logo após a invasão paraguaia em Corrientes, onde a Tríplice Aliança lutaram juntos diante do Paraguai.

Resultado de imagem para cerco de uruguaianaImagem do Cerco de Uruguaiana.

Essa guerra, no total, durou 6 anos, contudo, no terceiro ano, o Brasil se via em uma dificuldade imensa com a organização de sua tropa, pois lutava contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra epidemias, que os derrotavam na maioria das vezes. Diante deste cenário, o Duque de Caxias foi chamado para liderar o exército brasileiro e sob seu comando, a tropa fora reorganizada, conquistando várias vitórias até chegar em Assunção no ano de 1869, onde apesar de seu grande êxito, a última batalha acabou sendo liderada pelo Conde D'Eu(genro de D.Pedro II, imperador do Brasil na época).

No ano de 1870, a guerra foi encerrada com a morte de Lopez, em Cerro Cora, no Rio Grande do Norte.

Resultado de imagem para duque de caxiasDuque de Caxias, que reorganizou o exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai.


A participação da Inglaterra.
Antes da guerra, o Paraguai já era uma potência econômica na América do Sul, sendo independente dos países europeus. Para a Inglaterra, uma das potências mundiais na época, a atitude do Paraguai não era boa e acreditava que era um país que não deveria ser seguido, além do fato dos países latinos serem dependentes do Império Inglês.

Isso fez com que os ingleses ajudassem os países da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar, sendo interessante para a Inglaterra enfraquecer um país independente na América do Sul.

Com o fim da guerra, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico, tanto que isso ocorre até hoje, com cerca de 70% da população paraguaia morreu no conflito, sendo a maioria dos mortos eram homens.

Apesar de sair vitorioso, o Brasil também teve grandes prejuízos financeiros. Devido ao elevado gasto da guerra custeado com empréstimos estrangeiros, fazendo que aumentasse a dívida externa brasileira e a dependência de ricos países como por exemplo a Inglaterra. Contudo, com a guerra, o exército brasileiro ficou fortalecido no aspecto bélico, pois ganhou experiência e passou por um processo de modernização, tendo também um importante fortalecimento institucional, além de ter saído bem do ponto político, sendo uma importante força no cenário político nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário