quinta-feira, 23 de março de 2017

Resenha Jurassic Park

O livro que deu origem ao filme de 1993!!!

Resultado de imagem para jurassic park livro

O livro Jurassic Park foi lançado em 20 de Novembro de 1990, escrito pelo médico Michael Crichton, que escreveu livros como Westworld(que virou livro e série da HBO), ER(virou série também), Linha do Tempo, entre outros.

O livro não foi feito para todos leem, pois tem uma linguagem científica, com muita explicação nas áreas de ciência, biologia e matemática, porém, consegue trazer uma aventura boa.

Dando uma breve introdução, vários incidentes com pessoas estavam ocorrendo na Costa Rica e na Isla Nublar, o parque dos dinossauros. Em meio a isso, o paleontólogo Dr. Alan Grant e sua aluna recém graduada Dra. Ellie Sattler, são levados pelo bilionário John Hammond, fundador da InGen e do parque, para ir ao parque, visando acalmar os investidores do parque, que estão temerosos após os acidentes e Hammond trouxe dois paleontólogos para justamente resolver essa questão da segurança, já que ambos entendem do assunto.

Grant e Sattler não são os únicos convidados no parque. Temos a presença do matemático Ian Malcom e o advogado dos investidores, Donnald Gennaro, ambos pessimistas com o andamento da ilha.

Crichton é muito teórico no relato da história, explicando passo a passo como foram feitos os dinossauros, além de mostrar os personagens explicando as suas teorias todo o tempo, principalmente Ian Malcom, que sempre explica a sua famosa Teoria do Caos. Para alguns isso pode ser considerado chato(não para mim, só para deixar claro), porém não chega a atrapalhar muito.

Um dos pontos altos é a tensão que o enredo cria, principalmente em relação aos dinossauros, no qual chega a alguns momentos dá medo de estar presente diante dessas criaturas e relata bem os momentos que elas atacam, sendo com os animais quanto aos humanos, além de ter muitas mortes.

O livro tem muitas diferenças em relação ao filme lançado no ano de 1993, dirigido por Steven Spielberg, como por exemplo John Hammond, que no longa é um velho dócil, mas no livro, ele é, por assim dizer, o vilão, arrogante, que só pensa no lucro. Outro fator importante é do fato de Grant, no livro, gostar de crianças, algo que no filme, no início, ele afirma que não é muito fã delas. É claro que depois ele mudou de opinião, além do fato de que no filme, ele tem um relacionamento com a doutora Sattler, algo que no livro não ocorre, onde inclusive, Sattler já tem compromisso com outro homem. Há outras diferenças, mas essas não irei falar, pois poderá ser spoiler para aqueles que não leiam.

Vale a pena ler Jurassic Park, um livro divertido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário